Otima Condominios Nenhum comentário

As férias estão chegando e muita gente aproveita essa época para viajar. Nesse período é preciso tomar cuidados com relação à casa para evitar uma surpresa desagradável no retorno. Deixar a casa em segurança é fundamental para uma viagem tranquila e um retorno melhor ainda. Vai viajar? Confira algumas dicas para deixar sua casa em segurança mesmo em condomínios.

Um dos primeiros sinais percebidos pelos ladrões são as luzes acesas. Quando ficam dia e noite ligadas dão sinal de casa vazia. Prefira deixar as luzes apagadas ou opte por sensores que acendem ao escurecer.

Outro indício fácil de ser identificado de casa vazia é o acúmulo de jornais e revistas em frente à casa. Suspenda todas as assinaturas antes de viajar ou mude para outro endereço, de um parente, por exemplo, ou endereço comercial se tiver.

Desligue a campainha para evitar que pessoas mal intencionadas possam tocá-la na tentativa de saber se tem alguém em casa. É bom também deixar uma cópia da chave com alguém de confiança para casos de emergência.

Verifique se portas e janelas estão bem trancadas antes de sair. Cortinas devem ficar sempre fechadas. Persianas podem ficar levemente entreabertas. Se possível, peça a um vizinho ou parente para que vá até sua casa nesse período e abra janelas e portas, mostrando movimento. Também é bom deixar o jardineiro de plantão. Um jardim bem cuidado é indício de gente em casa.

Se você mora em condomínio, valem os mesmos cuidados. A segurança no condomínio deve ser a mesma.  É bom avisar também o porteiro sobre sua ausência e o tempo em que ficará fora. Deixe autorizado por escrito quem será a pessoa que entrará em sua casa nesse período.

Evite acidentes

Deixe luz, água e gás desligados para evitar acidentes. Também mantenha a geladeira vazia. Coloque o que for perecível no freezer. Se tiver muita coisa para deixar e precisar deixar a geladeira ou freezer ligados, vai uma dica. Coloque um recipiente com água no freezer e congele. Depois coloque uma moeda sobre o gelo. Quando voltar, observe a localização da moeda. Se ela estiver sobre o gelo, você pode consumir os alimentos com segurança. Se a moeda estiver no meio ou no fundo, evite consumir os alimentos porque houve queda de energia e a geladeira desligou. Como você não sabe por quanto tempo, é melhor evitar o consumo.

Evite exposição

E o mais importante: cuidado com as redes sociais. Evite antecipar dados sobre a viagem ou postagens durante a viagem. Isso pode atrair atenção de mal intencionados. Se deseja postar fotos em tempo real, fique atento à privacidade dessas informações.

Área externa também merece atenção

Cuidado com o que deixa no jardim. Bancos, escadas, cadeiras, ferramentas em áreas externas podem virar ferramentas e facilitadores para ladrões. Cadeiras e bancos podem facilitar a subida no telhado, por exemplo. E ferramentas podem facilitar arrombamentos.  As árvores muito frondosas e arbustos muito cheios também podem virar esconderijo. Antes de viajar, providencie a poda.

Alerta aos síndicos

Aos síndicos é recomendado inspecionar os sistemas de segurança e circuito de câmera. Verifique o funcionamento de tudo. Será sua garantia nesse período em que muitos apartamentos e casas ficam vazias.

Solicite rondas periódicas nas áreas externas, especialmente no período noturno. Se houver contrato com empresas de segurança, peça que as rondas sejam intensificadas nesse período. Verificar sempre quem chega antes de abrir os portões.

É importante também ficar atento ao que ocorre nas imediações do condomínio. Carros parados por longos períodos, pessoas estranhas vistas com frequência na região ou qualquer outra situação deve ser comunicada imediatamente à segurança e à polícia.

São cuidados que sempre devem acontecer, mas precisam ser intensificados nesse período de férias. Cuidar do patrimônio é cuidar das pessoas que ali vivem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *