Administradora de Condominio
Otima Condominios Nenhum comentário

Por que é recomendado que os condomínios tenham administradora?

Não são poucos os indivíduos que residem em um condomínio, incluindo o seu síndico, que é quem decide muitas coisas para que os moradores tenham bem-estar. Entretanto, para que o síndico seja ajudado, existem as administradoras. Conheça as vantagens de se contratar uma administradora de condomínios.

O que é uma administradora de condomínios?

Uma administradora é uma companhia que cuida de assuntos distintos referentes à vida dos moradores e às condições do condomínio. Alguns dos aspectos do condomínio que a administradora observa são descarte de lixo, problemas entre os condôminos e mais.

Documentação é trabalho da administradora.

Quando um condomínio tem uma administradora, é ela quem assume tudo o que se refere às documentações, o que é visto por todos, e com razão, como um setor bastante cansativo. Existem documentos que são, realmente, difíceis de obter e o síndico, geralmente, sofre para consegui-los. Já a administradora, sendo uma companhia especializada, possui experiência e sabe os trâmites. Dentre esses documentos, incluem-se licenças, por exemplo, para obras.

Quem trabalha e quando?

Os condomínios necessitam de profissionais para assumir a manutenção e mesmo as partes administrativas. Necessita-se de gente para cuidar do lixo, para pintar e, às vezes, até de alguma secretária para auxiliar o síndico. Na realidade, é o tamanho do condomínio e a quantidade de moradores que estabelecerá quantos profissionais ele precisará ter.

O síndico, certamente, ajudará na contratação, já que ele supervisionará o contratado. Contudo, é a administradora de condomínios quem tratará, por exemplo, da remuneração, assim como do registro profissionais e demais temas ligados à parte trabalhista. Além, existindo vários colaboradores, a administradora de condomínios ainda prepara a escala para que a atuação de todos sejam organizada.

Perfil do Síndico de Condomínio.

Há síndicos profissionais, ou seja, pessoas que possuem cursos e que entendem aspectos administrativos do cuidado de um condomínio. Porém, é usual que os síndicos sejam os moradores, decididos usando uma votação.

Nesse caso, o síndico não possui experiência e, muitas vezes, apenas candidatou-se porque via, no condomínio, coisas que não aprovava e que gostaria de transformar.

Quando é esse o perfil do síndico, a administradora de condomínios é ainda mais valiosa. Afinal, o síndico necessitará de respaldo para que possa atender a todos os condôminos e conhecer como é que se gerencia.

Administradora de condomínios cuida da segurança.

Quando o condomínio possui administradora, ela também observa a segurança. Caso invasões estejam ocorrendo, a administradora pode providenciar câmeras e também outros sistemas. Além disso, o seguro também é uma parte que a administradora de condomínios providencia.

Síndico reporta e a administradora comunica.

Se o síndico tem alguma situação no condomínio que deve ser resolvida, como moradores que efetuam mudanças em horários inapropriados, ele reporta à administradora, que preparará avisos para que os moradores conheçam a situação e possam adequar-se. Se isso não for mudado, a administradora de condomínios também gerencia as multas.

Órgãos públicos? É a administradora quem atende.

O condomínio pode ser procurado por algum órgão público que deseje alguma vistoria ou o próprio condomínio pode necessitar desses órgãos para cuidar de algum imprevisto. Mais uma vez, a administradora de condomínios facilita, pois ela representa os condôminos e seus profissionais podem tanto mostrar aos órgãos públicos o que eles querem ver quanto explicar o que eles anseiam. Se apenas o síndico, que não é profissional, fosse tratar, ele poderia não ter a desenvoltura para tratar com esses órgãos.

Administradora mostra aos condôminos o que faz.

Os condôminos não precisam pensar que ficarão à parte, ou seja, que a administradora decidirá e que eles não saberão o que ocorre. Na realidade, a administradora de condomínios realiza, com periodicidade, reuniões para que sejam apresentados aos moradores o que se está fazendo e também quanto se está gastando.

É possível que um representante da administradora de condomínios esteja nessas reuniões ou que ela deixe com o síndico tudo o que deve ser apresentado. Vale dizer que as contestações dos condôminos são levadas à administradora para que exista adequação. Além disso, reparos que os condôminos desejem efetuar também são mandados para a administradora, que vê os recursos e tenta realizar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =